segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Deixem Zumbi em paz!

Meus caros, amanhã é comemorado o dia da Consciência Negra. Uma data em que é aludida, a memória do guerreiro Zumbi do Palmares, degolado em 1695 por lutar contra a opressão branca do colonizador e escravagista português. O Movimento Negro Unificado pretende lançar uma campanha para transformar a data comemorativa em feriado nacional.
A proposta foi discutida na 3ª Assembléia Nacional da Consciência Negras e Negros. Agora , me causa espécie, a crítica que alguns veículos fazem de forma indireta - ninguém mostra a cara - em relação a este feriado, que é comemorado atualmente, em mais de 260 cidades do Brasil, dentre elas, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e São Luís entre outras.
Sempre leio, escuto e vejo manifestações contra a data, oriundas principalmente de entidades ligadas a classe empresarial, como a Fecomércio do Mato Grosso, que ajuizou uma liminar contra o feriado municipal em Cuiabá. Também em São Paulo, na cidade de Guarulhos, a Associação Comercial e Empresarial externou sua contrariedade e impetrou um ajuizamento contra a legalidade do feriado e conseguiu junto a justiça, a sua suspensão em 350 empresas do município.
No Rio de Janeiro, há tempos, o senhor Daniel Deplá, Presidente do Conselho Empresarial de Varejo da Associação Comercial do Rio de Janeiro, aparece na mídia para criticar a data. Percebo que essas entidades sempre obtêem pauta na imprensa para demonstrar essa insatisfação. É difícil notar, a concessão de espaço para ouvir o que pensam as entidades ligadas ao Movimento Negro com relação ao assunto.
Não existe um líder ou representante, que possa rebater as justificativas dos "pobres" empresários brasileiros. Pelo jeito, o empresariado nacional não reconheceu a luta de Zumbi do Palmares. Está faltando consciência e respeito...
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...