sábado, 17 de novembro de 2007

Quem dá as cartas é o Google

Meus caros, neste sábado tive a segunda aula do meu curso de especialização em Mídias Digitais. O tema foi sobre a sociedade da informação a partir da ótica do teórico David Harvey, exposta pela Mestre Rose Marie Santini. A transição do modelo da "velha economia" para atual baseada na informação, me fez refletir a questão do papel da mídia nesse processo. A lógica de mercado cada vez prevalece na construção dessa nova realidade, baseada no intenso tráfego de informações financeiras e econômicas, pela rede mundial de computadores.
O surgimento desta nova "era" marca uma nova ordenação do conhecimento, do estado e principalmente das grandes corporações transnacionais. O Google é o principal expoente da "nova economia", surge e se consolida como paradigma nessa transição. Como pode uma experiência realizada por dois rapazes da Califórnia - Larry Page e Sergey Brin - da Universidade de Stanford, iniciada em 1995, ter se tornado um retumbante sucesso empresarial no dias de hoje? Ousadia, empreendedorismo e senso de oportunidade, tudo mesclado com uma grande idéia.
Agora, cabe uma reflexão sobre de que forma a mídia se coloca nesse processo. Será que a Era da Informação vai ser monopolizada por uma empresa que detém a maioria das informações que passam pela "via" digital. O Big Brother preconizado por George Orwell no livro 1984 está presente, será que percebemos?
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...