sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Um jornal diferente

Meus caros, eu tenho por hábito ler diariamente o Tribuna da Imprensa, periódico fundado em 1949 pelo polêmico Carlos Lacerda e atualmente dirigido pelo jornalista Hélio Fernandes. Acho interessante como um jornal consegue sobreviver sem utilizar os recursos técnicos e visuais, usados hoje em qualquer veículo impresso.
No TB, não é notada qualquer tipo de publicidade ou informe publicitário. Tem uma linha editorial de caráter nacionalista e um grande time de articulistas, como Sebastião Nery, Pedro do Couto, Carlos Chagas, Argemiro Ferreira e o próprio Hélio Fernandes.
Uma coisa que também percebo, é que o jornal, principalmente na coluna do senhor Hélio, é uma fonte de informações quentíssimas que outros jornalões não pescam, ou quando veiculam, não dão o crédito ao Tribuna. Ele sempre dá furos no Estadão, O Globo, e Folha entre outros. Para quem gosta do jornalismo político, O Tribuna da Imprensa é uma tremenda fonte para pautas.
Desde a época das privatizações, ou até antes, o “velhinho” Hélio sempre chega por fora, com alguma informação de peso. Recentemente, com toda confusão do caso Renan Calheiros, o TB dava pistas sobre o desfecho da novela, sobre as articulações e acordos espúrios que foram feitos em favor do senador “garanhão”.
Hoje, a marola fica por conta da aprovação da CPMF no senado, e todo o jogo de negociação que o governo faz com a oposição. É tucano fazendo doce e democrata pregando contra o imposto que um dia, já foi a favor, no governo de “Entregando Henrique Cardoso”. Enfim, gosto muito de ler artigos e colunas, são na maioria das vezes eles que pautam o noticiário. Na minha próxima postagem, vou falar de um articulista de primeira: Fausto Wolf do JB.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...