quinta-feira, 6 de março de 2008

O caminho de uma mão só

Meus caros, a opinião de um colunista, jornalista ou articulista precisa ser necessariamente a opinião do veículo para qual ele trabalha? Arnaldo Jabour assina seus artigos e assume opiniões sempre correspondentes à linha editorial do jornalismo ‘Global’.Isto ocorre também com Miriam Leitão, Carlos Alberto Sardemberg. Merval Pereira, Lúcia Hipólito e tantos outros que prestam serviços para a família Marinho.

Percebam que em outros veículos, como por exemplo, o Jornal do Brasil, ocorre uma visível diversidade de opiniões quando nele escrevem: Olavo Carvalho, José Dirceu, Fausto Wolff, Mauro Santayana e D. Eugênio Salles. É óbvio, que a linha editorial de um veículo é sua linha mestre na condução de reportagens e do noticiário. A opinião sempre aparece de forma subjetiva na produção do discurso, pois objetividade jornalística é ‘conversa para boi dormir’. As revistas semanais, Veja, Isto é, Carta Capital e Época também seguem a mesma metodologia das organizações Globo. O leitor acaba por absorver um modelo linear e de pensamento único. Ler uma edição da Veja ou do O Globo parece ser o exercício de leitura de um manifesto anti-Lula e pró-neoliberal.


Os jornais ou outros veículos de comunicação se apresentam como um propagadores de informação, pois esta é um direito inerente a todos que habitam este país, segundo preceitos constitucionais contidos no Artigo 5º, inciso XIV, no qual fica especificado: É assegurado a todos, o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional – alguém lembra?


Por isso, a Internet se impõem como uma via mais democrática de acesso à informação. A quantidade de pensamentos e idéias circula sem qualquer tipo de ‘controle’ editorial. O processo de escolha se dá pela diversidade e pluralidade em oferta. O internauta/leitor acaba se tornando um editor e constrói sua opinião a partir de um universo onde tem a possibilidade filtrar e processar informação recebida.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...