sábado, 29 de março de 2008

A quebra do preconceito e a mensagem subliminar na publicidade

Meus caros, o racismo é um tema muito recorrente nos EUA em períodos de campanha eleitoral – haja vista que um pré-candidato a presidente é negro – e aqui no Brasil é um assunto que também suscita discussões. Perante a publicidade o negro sempre foi um paradigma, isto é inegável, pois até dez anos atrás era muito difícil a utilização de modelos e atores negros em diversas peças publicitárias. Eu que sou um cara ‘antigo’, lembro que a Benetton foi uma das primeiras grifes de Prêt-à-porter a fotografar modelos negros. A bela Naomi Campbel foi pioneira por alcançar o pedestal das Top Models já no fim dos anos 1980.
Aqui no Brasil era muito raro ver um afrodescendente anunciando algum produto, Pelé talvez tenha sido o pioneiro junto com a atriz Maria Rosa, que alçou as passarelas e participava de humorísticos da Globo como o “Planeta dos Homens” no início dos anos 1970.Hoje, o negro se faz presente nas passarelas do mundo da moda, apesar de algumas resistências aqui no Brasil.


Na última semana, um fato me chamou atenção. Era sobre uma polêmica ocorrida nos EUA referente a uma capa da Revista Vogue, com a presença da bela Gisele Bündchen e o astro do basquete LeBron James. O problema é que alguns críticos de plantão relacionaram a foto como sendo uma estereotipação dos negros, já que a imagem clicada faz uma clara referência ao filme “King Kong” de 1933. Eles acreditam que a imagem criminaliza e realça um comportamento agressivo dos negros americanos.Vale lembrar, que essa foi a primeira vez que um afrodescendente foi capa da revista americana.

Aparentemente, não podemos deixar de perceber que a foto realmente é alusiva ao famoso filme, mas daí afirmar que o trabalho é depreciativo e ofende os negros é outra questão. É óbvio, que em toda imagem, existe o sentido de uma mensagem subliminar, os publicitários sabem disso. A recente campanha da "Coca- Cola" é uma prova disso com figuras estranhas e sexuadas, podem reparar...
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...