quarta-feira, 30 de abril de 2008

"O baiano toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais, não conseguiria"


Meus caros, certa vez devido a uma crise envolvendo Brasil e França por causa da pesca da lagosta, o então presidente francês, Charles de Gaulle, fez a seguinte declaração: o Brasil não é um país sério. Faço esta citação para lembrar uma declaração um tanto polêmica do Coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia- UFBA, Antônio Dantas que afirmou o seguinte. "O baiano toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais [cordas], não conseguiria".


A afirmação ocorreu durante uma entrevista à Rádio Bandnews FM e ao jornal “Folha de São Paulo”, ao comentar o as notas baixas do curso de medicina da UFBA, que foi avaliado com uma nota dois no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2007. O interessante que o Doutor Dantas também é baiano. Na mesma entrevista ele afirmou que os baianos possuem um QI baixo por questão de hereditariedade.


De imediato, o assunto já se tornou uma polêmica e o Ministério Publico da Bahia já anunciou que vai tomar medidas contra o Doutor “Sincero”. Até Tom Zé, do alto de sua “verborragia cósmica” deu um pitaco, “Essa declaração não merece nem... é uma coisa inocente, completamente sem base em coisa nenhuma. Nenhuma população de nenhum canto do Brasil pode ser avaliada como tendo baixo QI. O que acontece é que em alguns momentos alguns grupos são particularmente influenciados pela filosofia do niilismo americano que tá na televisão e aí aparecem esses fenômenos. Mas aí pode aparecer na Bahia, em qualquer lugar; isso é bobagem”. Algum leitor deste blog já tocou berimbau?

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...