terça-feira, 20 de maio de 2008

Uma "barrigada" contagiosa

Foto: Wagner Gomes / Reprodução O Globo

Meus caros, a ânsia de obter o furo jornalístico e de dar a notícia em primeira mão, provoca em alguns casos, verdadeiras ‘cagadas’. Desculpem a vulgaridade, mas hoje (20/05) o que o Globo online e o GloboNews fizeram vai para o almanaque do antijornalismo. O fato em questão foi um incêndio ocorrido na zona sul de São Paulo. Os 'apressadinhos' de plantão sem se darem ao trabalho de apurar de forma responsável o incidente, publicaram que um avião havia batido contra um prédio na maior cidade do país.Tiveram o disparate de identificar como sendo uma aeronave da companhia Pantanal. Nessa história todo mundo foi a reboque, como o portal UOL que estampou: “Avião da Pantanal cai na zona sul de São Paulo”, além do IG que empurrou a 'caquinha' para as mãos do Infraero.

Já a “Vênus Platinada”, sem graça, divulgou a seguinte versão em comunicado para explicar a defecada, ops! Errata: “A respeito do incêndio ocorrido hoje à tarde em São Paulo, a Globo News, como um canal de noticias 24 horas, pôs no ar imagens do fogo assim que as captou. Como é normal em canais de notícias, apurou as informações simultaneamente à transmissão das imagens. A primeira informação sobre a causa do incêndio recebida pela Globo News foi a de que um avião teria se chocado com um prédio na região do Campo Belo, Zona Sul de São Paulo.Naquele momento bombeiros e Infraero ainda não tinham informação sobre o ocorrido. As equipes da própria Globo News constataram que não havia ocorrido queda de avião e desde então esclareceu que se tratava de um incêndio em um prédio comercial. Poucos minutos depois o Corpo de Bombeiros confirmou tratar-se de um incêndio em uma loja de colchões”.

Na faculdade aprendi que não se deve confiar totalmente em uma versão. É obrigação do jornalista, apurar de forma responsável qualquer notícia que venha a ser veiculada, é parte do show... Assim se constrói a credibilidade.

Cuidado coleguinhas paulistas, eu sei que São Paulo tem muita coisa em comum com NY, mas um "11/09" na Paulicéia é dose...Vamos trabalhar moçada!



Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...