quinta-feira, 5 de junho de 2008

Militares gays e a exploração midiática


Meus caros, a exposição midiática é hoje um chamariz na televisão brasileira. São dramas pessoais expostos, que ficamos conhecendo através da “caixa de fazer maluco”. Nesta semana, o assunto que considerei mais intrigante foi do casal de sargentos do Exército Brasileiro, Fernando de Alcântara de Figueiredo e Laci Marinho de Araújo.


Os rapazes foram capa da última edição da revista Época, e posteriormente, participaram do programa “Super Pop” da “Rede TV!” apresentado pela ‘simpática’ Luciana Gimenez. Em debate, a questão da homossexualidade nas forças armadas e suas implicações para quem decide assumir publicamente a opção sexual.


Vivemos uma era de aceitações e reconhecimento de diversos direitos que antes eram considerados absurdos aos olhos da sociedade. O homossexualismo ainda é um tabu quando abordado pela mídia. Sempre é tratado como chacota em diversos veículos que acabam dando uma roupagem sensacionalista em determinadas situações, fato que ocorreu no “Super Pop”, pra variar, como sempre acontece...


O constrangimento ficou evidente quando Fernando e Laci contaram suas histórias e o drama que vivem, ao sofrerem preconceito numa instituição militar tão rígida como é o Exército, na questão do comportamento pessoal de seus membros. Tanto é que ao fim do programa foram detidos pela PE - Polícia do Exército. Quero crer que estes rapazes estejam tendo algum tipo de orientação jurídica e psicológica ao assumirem o risco de uma exposição midiática.


Obviamente, que o foco da produção é espetacularizar casos como esse. O drama acabou por se tornar um Reality Show, pois a todo o momento eram levadas ao ar, imagens da chegada dos militares na porta da emissora. O que me deixa intrigado é se os sargentos realmente querem levantar a bandeira pelo fim do preconceito contra homossexuais nas forças armadas ou apenas conseguir 15 minutos de fama, não se importando em preservar a própria vida de casal.


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...