terça-feira, 22 de julho de 2008

"As peripécias do sagaz homem fumaça"

Meus caros, o jornalismo é uma prática que retrata a realidade de uma sociedade. Mais óbvio do que isso, só dizendo que a bola é redonda. Bom, vamos lá...

A revista eletrônica “Fantástico” da TV Globo de há muito não anda bem das pernas. Parece-me ser um programa perdido e sem foco, com a exibição de matérias chatas e apelativas. A produção está indo a reboque da concorrência das Record e do SBT, com sensacionalismo ao extremo. Durante os últimos programas foi apresentada uma série de reportagens envolvendo uma família inglesa, que vivia o inferno das drogas. A reportagem produzida pela BBC em 2006 mostra o drama do jovem Tom Stokes que enchia a ‘cara’ de maconha e enchia o saco dos pais.

O trabalho foi produzido seguindo o formato “reality show”, com uma câmera mostrando o cotidiano da família entre discussões, gritarias e xingamentos; tudo isso soando um pouco falso. Creio que o objetivo da reportagem foi de retratar o drama familiar, mas não precisava ser feito de uma forma tão apelativa e falsa. Parecia o “Big Marijuana”, mostrando as peripécias do sagaz homem fumaça. Aliás, podiam ter utilizado as músicas do “falecido” Planet Hemp para sonorizar as reportagens.


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...