quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A especulação financeira e a reeleição de Álvaro Uribe

Meus caros, dois fatos me chamaram atenção esta semana, o alarmismo da mídia brasileira sobre a crise econômica mundial, gerada a partir da quebra dos bancos americanos e a possibilidade da nova releição do Presidente da Colômbia, Álvaro Uribe.

É incrível como os veículos brasileiros vão a reboque do catastrofismo econômico. Esse clima de terror acabar por gerar uma onda de boataria e especulção no mercado financeiro.

A cada dia acredito que essas notícias são plantadas pela banca internacional e brasileira. A imprensa entra na divulgação para completar o jogo sujo, fomentado o caos. Há quase cinco anos escuto, leio e vejo os especialistas em economia martelando, que o o real está sobrevalorizado em relação ao dólar. O que estamos vendo, e ninguém comenta, é que o Brasil está sendo vítima de mais um ataque especulativo.

As bancas, em um período de três semanas estão comprando uma quantidade monstruosa da moeda americana, existente no Brasil. Isso faz com que o BC brasileiro abra as torneiras e disponibilize mais dólares no mercado, provocando assim, a sangria das reservas nacionais. Com isso os especuladores compram e diminuem a oferta, fazendo com que o preço da moeda americana dispare.

É a velha máxima da lei da oferta e da procura, que não é tão democrática quanto muitos pensam ou nos querem fazer pensar. Nossos gênios do jornalismo econômico não estão vendo isso, ou não querem falar porque são comprometidos com a jogatina capitalista?

O consultor e conferencista da Harvard Business School, Stefhen Kanitz é uns dos que criticam o terrorismo da mídia em relação a atual crise econômica mundial.Ele é autor do livro, "O Brasil que dá certo - O novo ciclo". Foi um dos únicos pesquisadores em mercados à prever o atual crescimento brasileiro. Na verdade, a cobertura do tema economia revela o nosso "Complexo de Caranguejo" .


Em relação ao nosso vizinho do norte. Não vi nenhum destaque por parte da nossa mídia sobre a tramitação do projeto de releição do canastrão Álvaro Uribe. O congresso colombiano aprovou emenda dando possibilidade para um novo mandato presidencial em favor do agente da CIA. Cadê a turma que condena os "golpistas", Hugo Cháves, Evo Morales e até o nosso sapo barbudo?
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...