domingo, 18 de janeiro de 2009

A fábula da globalização


Meus caros, como vocês sabem a globalização é um tema que realmente me fascina. Não sou desses que repetem a retórica do mais do mesmo, mas também não sou ingênuo de acreditar cegamente no conto.

O termo foi apropriado pelo discurso neoliberal que o prostituiu, literalmente.Em Território e Sociedade: entrevista com Milton Santos, podemos encontrar uma análise bem crítica em relação ao assunto. O livro é na verdade, uma entrevista concedida pelo geográfo aos pesquisadores Odete Seabra, Mônica de Carvalho e José Corrêa Leite.


Na obra, o Prof. Santos fala da fábula que se tornou o discurso da globalização, que foi vendido pela grande mídia como inclusivo, ao contrário do que vemos na atualidade. A sociedade de consumo e seus simulacros, também é abordada de forma bem elucidativa.

A privatização, subserviência da sociedade e dos governos, para com as grandes corporações capitalistas, também fazem parte das reflexões do acadêmico, que lecionou na Sorbonne e particpou de pesquisas ao lado de Noam Chomski no Massachusetts Institute of Technology (MIT), entre outras atividades de pesquisa, nas diversas universidades e países do mundo, em que trabalhou durante o exílio imposto pela ditadura militar.

Editado em 2000 pela editora Perseu Abramo, o livro nos dá a oportunidade de entender melhor esse fenômeno que é tão citado, mas pouco entendido pela maioria dos comunicólogos.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Canal Radiotube