domingo, 5 de abril de 2009

O buraco do Lacerda

Lacerda "deflorou" o Rio de Janeiro ao transformar à infraestrutura da cidade

Meus caros, Um pouco que tardiamente, e de forma preguiçosa, quero dar uma breve pincelada sobre os 45 anos do Golpe de 64. Um personagem foi determinante para o sucesso do movimento militar que derrubou Jango: Carlos Lacerda era uma figura que suscitava amor e ódio. Foi um verdadeiro porta-voz da direita brasileira atuando como político e jornalista. Era acima de tudo um conspirador e manipulador. Nos bastidores insuflava setores conservadores contra diversos governos. Conseguiu derrubar Vargas duas vezes, em 45 e 54, e Jango em 1964. Se Luis Carlos Prestes era um agente assumido de Moscou, Lacerda era o camuflado de Washington.



Aqui no Rio de Janeiro, o ex-governador da Guanabara deixou muitas viúvas que o consideram o melhor administrador da cidade-estado. Por estas bandas, ele ficou conhecido por construir buracos (túneis) e remover favelas da zona sul. Para quem quiser saber mais sobre esse período, indico a leitura de “Lacerda na Guanabara”, um livro de Maurício Dominguez Perez. A obra mostra como “o corvo”, alcunha criada por Samuel Wainer, governou a cidade do caos.
Em tempo, o buraco do Lacerda é uma passagem de nível subterrâneo localizada no bairro do Jacaré no Rio de Janeiro.O acesso liga à favela do Jacarezinho à região do Méier, através da Rua Braúlio Cordeiro ligando-a para à Avenida D. Hélder Câmara. Para conferir acesse o Google Earth e procure.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...