segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O Nobel de Obama

Foto: AFP

Meus caros, o que foi a escolha de Barack Obama (foto) para o Prêmio Nobel da Paz? O especialistas de plantão justificaram a concessão pelo fato do presidente americano estar implementando um plano de retirada de tropas do Iraque. Se fosse só por isso tudo bem, mas o nosso simpático Obama anunciou que pretende enviar mais de 40 mil soldados para o Afeganistão, ou seja, um remanejamento de tropas. Isso é pacifismo ou gerenciamento de guerra?

Acredito que seja realmente muito difícil para um presidente americano encarar o jogo de interesses da máquina de guerra do “Tio Sam”. Barack Obama não tem carisma suficiente para subjugar o poder dominante do velho capitalismo americano. O seu messianismo já não convence tanto em seu próprio país. Talvez essa política para reforçar a guerra contra o terror no Afeganistão seja uma tentativa de sobrevivência política. Na América é práxis dos governos, republicanos ou democratas, recorrerem ao apelo intervencionista da sua máquina de guerra.

É bom lembrar que o conflito do Vietnan teve seu auge na administração de Lyndon Johnson, democrata sucessor de John Kennedy, que já havia enviado consultores para a região. Definitivamente paz, nunca foi um assunto que merecesse atenção dos mandatários americanos, nem dos queridinhos da mídia, como Barack Obama.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...