terça-feira, 2 de março de 2010

Prêmio da Igualdade Racial


MAPEAMENTO INÉDITO REVELA MULTIPLICAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS QUE LUTAM PELO FORTALECIMENTO DA POPULAÇÃO AFRODESCENDENTE


Brasil tem catalogadas 317 iniciativas. Educação, Geração de Renda, Cultura e Arte são os temas principais.

O Brasil tem hoje em funcionamento mais de 300 projetos sociais que buscam reforçar a identidade negra. Levantamento realizado pelo Criar Brasil – Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio – e pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR - identificou 317 iniciativas e o crescimento desses projetos em todo o Brasil. Na década de 80 surgiram 42 instituições, na de 90 foram mais 74 e na primeira década dos anos 2000 foram fundadas outras 171 entidades voltadas para o tema.


O mapeamento deu origem um catálogo que será lançado no dia cinco de março contendo a listagem, o perfil e os contatos das instituições. A análise dos dados mostra que a maior concentração destes projetos está na Região Sudeste (40%), seguida das regiões Nordeste (33%), Sul (14%), Norte (10%) e Centro Oeste (9%).


A diversidade das ações é ampla, abrangendo 14 temáticas. As áreas de atuação mais presentes são Educação (31%); Geração de Renda (23%) e Cultura e Arte (19%). Também é significativo o número de entidades que trabalha com temas como Gênero (13%), Comunicação (10%) e Religião (10%).


O levantamento foi feito em paralelo à realização do Prêmio da Igualdade Racial que recebeu inscrições de 75 instituições e vai premiar, em evento no dia cinco de maio no Rio de Janeiro, cinco projetos que se destacaram e foram selecionados por um corpo de jurados.


O levantamento vai ser utilizado como subsídio para a definição de políticas públicas para a área e, na opinião do Ministro da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, revela a importância de fortalecer a ação da sociedade civil na construção de uma sociedade mais igualitária: “A democracia racial é, em verdade, um objetivo a ser alcançado, pois somos uma nação desigual, com os negros na base e os brancos ocupando o ápice da pirâmide econômica. Felizmente, nossa sociedade está suficientemente madura para discutir a transformação desta realidade sem incitar o ódio racial ou ocasionar maiores traumas. Basta não perder de vista que objetivo não é dividir, mas integrar.”


Sobre o Prêmio:


A luta contra o racismo e a valorização da cultura negra se espalham com intensidade pelo Brasil. No dia cinco de março, sexta-feira, às 18 horas, o Prêmio da Igualdade Racial, promovido pelo Criar Brasil e pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR será entregue a cinco projetos sociais que trabalham pela redução das desigualdades raciais e desempenham importante papel de luta pela cidadania e por melhores condições de vida da população negra. O Ministro da Seppir, Edson Santos, entregará pessoalmente os prêmios às finalistas da seleção que contou com 75 inscrições de todo o Brasil.


Os premiados são:


1º lugar: Ori Inu – A cabeça de Dentro – Porto Alegre / RS; 2º lugar Centro Aplicado de Pesquisa em Educação Multiétnica – Capem – Duque de Caxias/ RJ; 3º lugar Projeto Criança Capoeira Esporte e Cultura – Arraias – TO; 4º lugar: Família Alcântara Coral – João Monlevade – MG e 5º lugar Pré –Vestibular Quilombola – Vitória da Conquista /BA.

Os finalistas do Prêmio da Igualdade Racial foram temas de cinco programas especiais de rádio e de um DVD multimídia. O material conta a história do trabalho desenvolvido por cada instituição, com depoimentos dos envolvidos no projeto. O evento marcará também o lançamento de um catálogo com mapeamento mais de 300 ações sociais relacionadas à temática afrodescendente. O levantamento revela a distribuição das iniciativas pelo país, às áreas de atuação e traz ainda o contato de cada uma delas.

A ideia é auxiliar na replicação de iniciativas que promovam uma cultura não-discriminatória através de atividades que assegurem à população, independente de sua cor, o exercício pleno de cidadania.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...