segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia Mundial Sem Tabaco ou É proibido permitir


 Charge de Breno Costa

Hoje, dia 31 de Maio, não é apenas o aniversário dos ilustríssimos André Lobão e Clint Eastwood. É também o Dia Mundial Sem Tabaco. Uma série de campanhas deverão alertar as pessoas do malefício do cigarro, haverão palestras em todos os lugares, matérias nos jornais, na TV e mesmo vários sites  de internet farão sua parte para divulgar a mensagem. Provavelmente muitos blogueiros endossarão esta campanha. Mas eu não.
Não sou fumante e estou ciente do que ele causa. Possuo inclusive um tio que tem diversos problemas de saúde devido aos seus muitos anos de tabagismo, quase o perco há uns anos atrás. Pouco me apraz, igualmente, o cheiro do alcatrão queimado e sou um entusiasta da lei que proíbe sua utilização em locais fechados. Mas, cá entre nós, que se dane se as pessoas querem fumar ou não. Todo mundo sabe que o cigarro existe, do que ele faz, até mesmo no pacote você encontra avisos do Ministério da Saúde sobre as letais conseqüências do seu uso prolongado. Quem fuma, no fim das contas, o faz única e exclusivamente porque assim o quer.
Entretanto, o politicamente correto, essa patacoada moralista que encobre uma série de hipocrisias, vai encher o saco.  Até mesmo figuras famosas serão expostas pelo fato de “darem mau exemplo” a seu público. Ora, se as pessoas, mesmo depois de uma série de avisos, campanhas, matérias de jornais e TVs,  depois inclusive de depoimentos contra o seu uso feito por celebridades, como fez o falecido Yul Brynner, que morreu por causa do vício, decidirem acender o seu cigarro, o que fazer? Digo mais, se o motivo que as leva ao vício é porque o galã da TV faz uso do mesmo essa pessoa tem problemas mais sérios do que o fumo. Não há marketing que persiga a idiotia.
No fim das contas, se você pensa na longevidade, evita o cigarro, a bebida, faz atividades físicas regularmente e se alimenta corretamente, meus parabéns. Contudo, não se iluda: você também vai morrer. Somos insetos vagando entre o caminhar de gigantes. É apenas uma questão de  quando e como.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...