sábado, 22 de maio de 2010

A Rede de Democracia II: Arnaldo Jabour o porta-voz

Meus caros, ao ler uma matéria escrita por Paulo Chico para o Jornal da ABI, sobre o livro “A Rede da Democracia” de autoria do Professor Aloysio Castelo de Carvalho, da Universidade Federal Fluminense – UFF, Doutor em História Social, não pude deixar de fazer um link e contextualizar o tema da publicação, com a atuação de algumas figuras importantes da mídia de hoje, e fazer alguns comparativos. “A Rede da Democracia” destrincha um dos capítulos mais tristes da história da imprensa brasileira. O livro conta como foi a atuação dos grandes veículos cariocas na mobilização de uma frente conservadora contra o governo de João Goulart, então presidente da República derrubado pelo Golpe Militar de 1964.


O Globo, Jornal do Brasil e O Jornal começaram a partir de 22 de outubro de 1963, por lançar uma campanha pesada, criticando de forma contundente às Reformas de Base de Jango, e aterrorizavam a opinião pública com a chamada “Ameaça Comunista”. Naquela época quem comia criança não era pedófilo, mas sim comunista. Lorota que acabou pegando na lábia da conservadora classe média carioca e, sobretudo, paulista.


Enfim, eu não li o livro, mas pela apresentação dada por Paulo Chico, e também por gostar do tema vou dar uma conferida.Ah, sim. Ao relacionar todo o contexto daquele período com o de hoje, não posso deixar de citar o Arnaldo Jabour. O cara em seus comentários na TV Globo e na CBN tem sido até bastante agressivo e exaltado nos ataques ao governo Lula e ao PT. O Jabour está incorporando um jeito “Carlos Lacerda” de ser. O articulista tem se apresentado muito nervoso ao comentar, por exemplo, a participação de Lula na costura de um acordo nuclear entre o Irã e a comunidade internacional. Fora o fato de fazer campanha aberta contra Dona Dilma. Está parecendo que o antes simpático cineasta está seguindo os conselhos do “direitão” Olavo Carvalho. Desse jeito, nosso Jabour será um ótimo porta-voz da futura Rede de Democracia II. Calma Jabour!!!



Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...