quarta-feira, 2 de março de 2011

Publicidade, Obsolescência Programada e Crédito, os pilares do consumo

Meus caros, neste post disponibilizamos mais um documentário que aborda o consumo desenfreado nos dias de hoje. A produção é da TVE - Televisión de España, dirigida por Cosima Dannoritzer. Neste vídeo você vai entender o que é realmente Obsolescência Programada, prática de dar vida curta a um determinado bem produzido pela indústria. Situações que vivemos em nosso dia-a-dia, como a quebra de uma simples impressora, revelam na verdade uma ação para forçar o consumidor a simplesmente comprar outro modelo por não existir reposição de peças do mesmo.

A obsolescência planejada nasceu nos anos 20, quando as empresas de produção de bulbos de lâmpadas concordaram em limitar a vida deles a um máximo de mil horas. Antes desse acordo, as lâmpadas duravam muito mais tempo, como evidenciado pela lâmpada que permanece acesa por mais de cem anos em uma estação de bombeiros nos Estados Unidos.

Saiba também o que acontece em países pobres como Ghana ,que recebe todo esse lixo gerado pela Obsolescência Programada."Essa prática se tornou a base da economia moderna, apesar das terríveis conseqüências ambientais de um sistema que gera toneladas de lixo desnecessário", disse a diretora do filme, Cosima Dannoritzer.



Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...