terça-feira, 20 de setembro de 2011

Laboratórios e mídia, uma questão de saúde pública

Meus caros, a crise do sistema de saúde há tempos grassa o Brasil, e obviamente isso não é novidade nem para minha querida bisavó já falecida antes da minha emersão a este doce mundo. Na busca de culpados já senso comum culpar os governos e o estado pela inoperância de hospitais, postos e serviços de saúde. Mas em nenhum momento vejo em pauta a relação que considero promiscua entre laboratórios e médicos, tanto na esfera pública quanto privada.

Hoje (20/09), ouvi a coluna do Sr. Sardenberg na rádio que toca notícia em que o mesmo abordou o discurso da Presidenta Dilma na ONU sobre a quebra de patentes de formulas farmacêuticas dos grandes laboratórios multinacionais. O jornalista fez uma defesa contra a possibilidade dessa quebra, alegando que isso pode diminuir o investimento privado na pesquisa. Após ouvir este comentário comecei a refletir sobre a força do lobby que essas empresas operam há tempos em diversos países. Eu sinceramente gostaria de saber o montante de investimentos que esses laboratórios fazem em publicidade e propaganda no Brasil. Talvez isso possa me ajudar a argumentar e questionar o Sr. Sardenberg que é contra a quebra de patentes.

Aliás, sempre que vou ao médico (público ou privado) observo pessoas bem arrumadas, geralmente com um terno bem riscado ou taullier, portando uma mala preta e tendo acesso livre ao consultório. Um dia me disseram que eram os propagandistas, pessoas credenciadas ou contratadas pelas grandes empresas farmacêuticas que tem como função propagar junto aos médicos as benesses e maravilhas de seus medicamentos. Também já ouvi que esses mesmos profissionais dispõem de verbas para oferecer pequenos beneplácitos para os médicos.

Pelo visto, a ação desses propagandistas não se resume somente a consultórios médicos. Para encerrar, eu me pergunto se interessa aos grandes laboratórios um sistema de saúde que seja preventivo e atuante, que não estimule somente a saúde curativa.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...