segunda-feira, 23 de abril de 2012

A batalha da Gália


Meus caros, após um longo recesso volto aqui com minhas impressões sobre o que acontece na mídia. Desta vez, o assunto fica por conta da eleição presidencial na França. O atual presidente Nicolas Sarkozy e o socialista François Hollande fazem um embate duríssimo no segundo turno, já que os dois conquistaram respectivamente, 27,06% e 28,46% dos votos.

Essa eleição apresenta uma característica bem interessante no atual cenário de crise econômica europeia: o reerguimento da esquerda na Europa e, principalmente, na França. Após sucessivas derrotas os socialistas ganham novo fôlego no país desde de François Mitterrand. Tal situação representa uma novidade no cenário político do velho mundo. Vale lembrar que recentemente a Espanha elegeu o conservador Mariano Rajoy, após anos de governos liderados pelo Partido Socialista Espanhol (PSOE).

Analistas e mídia fizeram crer que a Europa caminhava para a direita devido ao fracasso das políticas sociais e crise econômica. De certa forma isso ocorreu após o resultado das últimas eleições em Portugal, Grã-Bretanha, entre outros, nas quais candidatos identificados com o conservadorismo conquistaram maioria.

Resta saber se o eleitor francês vai quebrar essa onda, elegendo um socialista após 17 anos. Mas não se pode desprezar o crescimento da extrema-direita que conquistou 19% dos votos com a candidata Marine Le Pen, da Frente Nacional. Vamos ver para que lado esses votos vão pender. Será que a França vai ‘endireitar’ com o Sarkozy ou plantar a sensatez com Hollande. 
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...