sexta-feira, 25 de maio de 2012

Itaquera, soul !


Meus caros, uma das poucas produções que se apresentam interessantes em termos de jornalismo hoje na TV aberta é o programa ‘A Liga’, levado ao ar no Band.  Digo isso por ter conferido a última edição exibida no dia 22 de maio, que tratava das modificações do bairro paulistano de Itaquera que receberá o novo estádio do Corinthians e a abertura da próxima Copa do Mundo 2014.

Aplicando conceitos do chamado ‘New Jornalism’, a reportagem especial apresentou um retrato fiel de uma região que recebe apenas investimentos direcionados para construção de uma arena esportiva. A produção apresentou um olhar bem interessante a partir da realidade dos moradores do bairro que sofrem com remoções e falta de infraestrutura dos serviços essenciais como os de mobilidade urbana.

Há de se admirar uma emissora como a Band, conhecida por seu conservadorismo e  alinhamento com os governos de SP, abrir espaço para esse tipo de material independente e contestatório. Hoje no Brasil, a grande mídia não trata com clareza a realidade daqueles que sofrem com essas políticas de remoção e exclusão social. Cito, por exemplo, o que acontece aqui no Rio de Janeiro onde não se sabe com clareza o que acontece com famílias removidas de áreas escolhidas na intervenção urbana da prefeitura em prol de uma suposta melhoria da cidade em face de realização da Copa do Mundo e, principalmente, Jogos Olímpicos.É preciso mostrar  o outro lado dessas supostas “melhorias”, em vez de querer esconder uma suposta sujeira debaixo do tapete do desenvolvimento urbano.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...