domingo, 16 de setembro de 2012

A ignorância etnocêntrica

Os recentes protestos do mundo árabe por conta do filme “A Inocência Mulçumana”, recebem uma leitura bem diferenciada da mídia quando comparada com os protestos da “Primavera Árabe”. Esta foi saudada como um avanço democrático contra as oligarquias políticas dominantes que sustentavam ditadores e assassinos. Os exemplos de Mubarak no Egito e Kadafi na Líbia estão aí para comprovar isso. Agora, os novos protestos são tratados como uma demonstração de fundamentalismo e ignorância coletiva. Torna-se comum dizer que os mulçumanos não tem apreço pela cultura.

Acho que cabe uma reflexão sobre o que podemos chamar de um etnocentrismo cultural que nós aqui cometemos quando o assunto é discutir o que acontece no mundo árabe e mulçumano. É preciso relevar que essas sociedades foram construídas a partir de valores teocráticos culturais seculares. Bem diferente do nosso mundo judaico-cristão, erguido em uma lógica material e individualista na qual o estado é a referência de poder.

Há alguns anos, o cineasta Jean Luc-Godard produziu um filme chamado “Je Vous Salue Marie”, se não me engano em 1984. A película retratava uma Virgem Maria dos tempos modernos que trabalhava em um posto de gasolina, que gostava de jogar basquete e tinha um namoradinho. Além de ser, claro, virgem, ela tinha um ‘problema’: falava palavrões e aparecia nua em algumas cenas.


Pois é, da mesma forma que a “Inocência Mulçumana”, o filme de Godard recebeu condenação do civilizado mundo cristão. O então Papa João Paulo II se disse chocado com a obra e o considerou herege. Aqui no Brasil o entnao Presidente Sarney, em 1985, proibiu a sua exibição nos cinemas, e até o “Rei” Roberto Carlos deu uma cornetada, condenando o filme. E aí, não foi também uma forma de fundamentalismo religioso contra “Je Vous Salue Marie”? Será que o pessoal do lado de cá também não exagera contra determinadas produções culturais, da mesma forma que os fundamentalistas árabes? Inocente quem acha que não...
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...