domingo, 28 de julho de 2013

#OndaCidadã10


Com o tema principal focado na formação para a cultura livre, o Fórum Onda Cidadã realizou seu encontro em 2013 no Sertão Nordestino. Entre os dias 24 e 27 de julho a Fundação Casagrande, localizada na cidade de Nova Olinda-CE, reuniu 35 midiativistas que também comemoram os 10 anos do encontro.

Criado como um programa do Itaú Cultural de relacionamento com as rádios comunitárias, educativas, livres e universitárias, o programa chegou em 2013 com seus objetivos ampliados. Coletivos, organizações sociais, blogueiros, publicações independentes de mídia, redes sociais, além de rádios comunitárias, participaram desta edição do Onda Cidadã.


A força dessas iniciativas sociais e culturais são uma das explicações para a emergência de múltiplas vozes, de diferentes territórios, que exigem mudanças na democracia brasileira. A partir de dois grupos de trabalho foram realizados debates para compreender a relação entre rua e mídia, a partir de ações locais de cultura e ativismo social. 






Em paralelo também ocorreram oficinas e apresentação de dois painéis sobre educação não formal em tempos de redes socais e outro relativo a formação e os processos de auto-certificação, apresentados respectivamente por Beá Meira (Universidade das Quebradas), Jaílson de Souza (Observatório de Favelas) e Laércio Meirelles (Centro Ecológico Litoral).

Ao fim do encontro foi elaborado um documento com sugestões e reivindicações, construído de forma coletiva pelos participantes do Onda Cidadã, que será divulgado posteriormente e encaminhado para os ministérios da Cultura e Comunicações, além da SECOM - Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...