quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Televisão, rádio e internet são mídias democráticas?

Olá pessoal! Participei de uma entrevista para o programa de rádio Amazônia Brasileira apresentado por Beth Begonha e que vai ar na Rádio Nacional da Amazônia. Reproduzo aqui o material.

Jornalista André Lobão fala sobre a lobotomização, que, segundo ele, deixa os telespectadores, ouvintes e leitores menos críticos

Nesta quinta-feira (9), o programa Amazônia Brasileira recebeu o jornalista André Lobão, também coordenador do Projeto Radiotube e autor do livro 'Lobotomia e Comunicação'. A obra, que surgiu a partir de um site de mesmo nome, traz uma série de artigos e entrevistas sobre a discussão em torno da disseminação da informação nas redes sociais e descentralização do poder do Estado. A lobotomia é um procedimento cirúrgico no cérebro usado no passado em pessoas com doenças mentais para deixá-las mais quietas. André Lobão faz um paralelo com o processo de comunicação. 
 
Segundo o autor, a sociedade está sofrendo um processo de “lobotomização”, a partir do noticiário construído pelos grandes grupos de comunicação. Durante a entrevista, André Lobão comenta ainda como os programas de reportagem sensacionalista policial são cada vez mais assistidos.
 
No livro, André Lobão trata de temas atuais, como as manifestações de junho de 2013, e analisa a relação entre os veículos de comunicação e Estado, além de falar sobre o poder das redes sociais na sociedade moderna. Os textos trazem, também, opiniões de pesquisadores em comunicação, globalização e cibercultura sobre a era da comunicação em que vivemos.

Produtor
Beth Begonha / Patrícia Fontoura

#MidiaLivre #Ciberativismo #Ativismo #Sensacionalismo #Democracia #Comunicação
 
Confira a entrevista. A apresentação é de Beth Begonha.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...