quinta-feira, 15 de maio de 2014

O Mundo Amanhã


"O mundo amanhã" é uma produção do Julian Assange, criador do Wikileaks e que hoje vive em prisão domiciliar na embaixada do Equador em Londres. Nesse papo que posto aqui ele conversou com Noam Chomsky, linguista e pensador rebelde, e Tariq Ali, romancista de revoluções e historiador militar. Eu quero destacar algumas falas desse vídeo que nos podem levar para uma reflexão.

" Eu presumi que cedo ou tarde iria ocorrer uma reação popular á amarga guerra de classes. A riqueza foi criada para pouquíssimos bolsos, e isso não acontece somente nos EUA e no mundo ocidental. Essa reação popular começou nos países árabes e agora se espalha pelo mundo" (Noam Chomsky)

"Temos hoje no poder mundial um extremo centro, tanto de centro-esquerda como de centro-direita que concordam em fundamentos, travando guerras no exterior, ocupando países e punindo os pobres, punindo por meio de medidas de austeridade (neoliberalismo). Não importa qual partido esteja no poder. As coisas continuam como antes. Há mídia sofre com isso, pois não há diversidade e debate. Isso representa a ditadura do capital que é exercida por esse extremo centro". (Tariq Ali)

"A democracia vive um grande problema por causa das corporações. A democracia está cada vez mais despida de conteúdo. É como uma concha vazia, e é isso que está revoltando a juventude. Ela sente que se faça o que fizer, vote em quem votar, que nada vai mudar. Daí esses protestos." (Tariq Ali)


Assista a íntegra do bate-papo:

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...