sexta-feira, 13 de junho de 2014

Quanto custa uma Copa do Mundo?


Muitos, inclusive a presidenta, tentam travar o debate como se o problema exclusivo da Copa fosse o montante de recursos públicos gastos para construir estádios. Apesar de considerar um problema dizerem que não foi nada, somente o equivalente a um mês dos gastos em educação, a discussão é outra. A Copa é muito mais cara do que os 8, 10, 15 ou 25 bilhões gastos em suas obras.


Em junho de 2013 (sim, um ano atrás) muitos acharam que as manifestações eram por conta de míseros 20 centavos numa passagem de ônibus. Parece que não aprenderam que "a gente não quer só dinheiro/ A Gente quer dinheiro e felicidade". E mais, "a gente que inteiro e não pela metade". Compreendo que a ideologia dominante resuma tudo ao vil metal, à cifras e discussões financeiras. Mas as ruas vêm dando o recado: não foi por 20 centavos e não é por 25 bilhões de reais. É POR DIREITOS!.

Direitos cassados diariamente no acesso à saúde, que tentam dizer que melhorou, mas não atende a dignidade de nenhum ser humano neste país. Educação, cada vez mais privada, precária e sem condições para quem trabalha e estuda, buscando atingir alguns índices do Banco Mundial. Onde professores são espancados por exigirem valorização e estudantes tratados como números. Mesmo no ensino superior, avanços nas cotas, mas avanço no ensino privado e na destinação dos recursos públicos para os empresários do ramo.

Quando falamos em direitos democráticos então... Hum, aí fica difícil, a única coisa que nos oferecem é a polícia. Aquela mesma truculenta de sempre que mata e oprime todos os dias nas favelas. Com prisões arbitrárias e um judiciário que garante, por exemplo, que pessoas tenham suas vidas reviradas e tenham de depor na véspera da farra da Fifa. Uma clara retaliação e tentativa de amedrontar quem ousar se levantar pra protestar.

Podemos dizer mais.  Garantia total aos meios de comunicação empresariais e repressão ás rádios comunitárias, por exemplo. Sabe, aqueles meios que sempre dominaram o país e apoiaram ditadura e tudo de mais podre por aqui? Pois é, seus negócios tem garantia estatal total.

E com tudo isso, ainda tentam nos convencer que quem se levanta contra a Copa ajuda a direita. E quando lembro disso, penso: será que Michel temer, que apareceu comemorando gol na TV hoje é a nova esquerda? E Sarney? E Maluf? E Barbalho?

Enfim, a Copa do Mundo, antes de um evento esportivo, é um evento político! E o custo disso tudo vai além das cifras. NÃO É POR R$25 BILHÕES, É POR DIREITOS!

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...