sábado, 16 de agosto de 2014

Nas asas da verdade

Existe o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). É ele o órgão incumbido de investigar qualquer tipo de acidente aéreo no Brasil. Então, não adianta os "especialistas" da facelância e da grande mídia emitiremsuposições e pareceres sobre o acidente que envolveu o candidato e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Tem muita gente jogando no ar possíveis teorias.

Uma delas é da lei que trata sigilo de investigação nesses casos, que foi sancionada pela Dilma no dia 9 de maio, foi criada para "ocultar" um possível "atentado" contra qualquer inimigo do governo.

Caso a Justiça e a polícia queiram identificar responsabilidades em acidente específico, que estava sob investigação do Cenipa, outro inquérito poderá ser aberto. A lei permite, no entanto, que polícia e Justiça usem como provas em inquéritos os dados das caixas-pretas, assim como as transcrições das conversas da cabine.

A lei foi proposta pela Aeronáutica, em 2007, após a crise aérea desencadeada com os acidentes da Gol, em 2006, que deixou 154 mortos, e da TAM, em junho de 2007, que matou 199.

O diretor do Cenipa, brigadeiro Dilton José Schuck, explicou que a nova lei segue o que preconiza a Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), órgão ao qual o Brasil é signatário, "para preservar as fontes voluntárias que prestam esclarecimentos e alimentam de informações que venham a auxiliar na identificação dos fatores que levaram à ocorrência do acidente, para que eles não se repitam". O brigadeiro lembrou ainda que a apuração do Cenipa não segue o ritmo de um processo judicial.


Então, meus caros, não adianta ficar levantando suposições e mirabolantes teorias sobre o acidente do candidato do PSB. O negócio é esperar o laudo final do Cenipa, o resto é conversa e papo de boteco.

Fonte: Diário de Pernambuco

Segue aqui um link do Luis Nassif Online que também fala muito bem dessa situação.

http://jornalggn.com.br/noticia/o-acidente-de-campos-e-o-cuidado-com-as-informacoes-na-internet

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...