domingo, 8 de novembro de 2015

Pesquisadores lançam dicionário sobre história social do samba

Foto André Lobão
Um dos principais gêneros da cultura popular brasileira ganhou um dicionário que aborda sua história social, e também foi tema do evento 'Mesa Literária' realizado no último dia 7 de novembro, na Arena Dicró, no Bairro da Penha, subúrbio do Rio. De autoria do Historiador Luiz Antonio Simas e do Compositor e Pesquisador Nei Lopes, o livro 'Dicionário da História Social do Samba' apresenta uma base de informação sobre conceitos e verbetes que exprimem a memória cultural do Brasil a partir das escolas de samba, pagodes e rodas que são apresentados como pólos de resistência cultural da nossa ancestralidade africana.

Com um bate-papo bem informal acompanhado pelo grupo 'Roda de Samba da Serrinha', que fez intervenções musicais nos intervalos de falas, contextualizando com músicas pedidas por Lopes, os autores discorreram muitas histórias do samba carioca, e, claro, falaram sobre a proposta do dicionário.

Foto André Lobão
"Com essa obra pretendemos lançar uma reflexão sobre essa questão dos mitos e preconceitos que o samba sofre ao longo dos tempos.E uma forma de também procuramos compreender como é o comportamento da nossa sociedade e sua relação com cultura popular  através do samba" - disse Nei Lopes que também é cientista social e  autor de diversos livros e artigos sobre o tema.

Em sua intervenção Luiz Antonio Simas salientou o fato das escolas de samba terem perdido sua capacidade de produção continuada de sambas fora do período carnavalesco e de agregar compositores para isso.

"As alas de compositores praticamente acabaram. Elas agora só produzem musicalmente com foco na disputa de samba-enredo, esse configura uma situação muito preocupante nos dias de hoje para a permanência da produção de sambas nas agremiações" - alertou o historiador que é autor de outras obras como 'Samba de enredo: história e arte', além de ser atualmente cronista do jornal 'O Dia' no Rio de Janeiro.

O livro 'Dicionário da História Social do Samba é editado pela editora Civilização Brasileira.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...