quinta-feira, 24 de março de 2016

Batman e a simbologia fascista


O ícone Batman é nada mais do que uma representação subliminar do ideal fascista. É o herói que pratica a justiça com justiçamentos simbólicos que vão servir de exemplo para impressionar a massa.
O símbolo do morcego projetado em holograma sob uma Gotham City dominada pelo mal, comunica a essa mesma massa, e também aos inimigos do estado que ambos estão em permanente situação de vigilância, podendo ser punidos a qualquer momento. Não podemos deixar de incluir nesse debate a alusão subliminar ao fascismo apresentada através da indumentária em que o homem morcego porta uma armadura que realça seus músculos inexistentes, em cor negra, além do uso de uma capa da mesma cor. Mussolini, líder da Itália fascista, também usava uma capa negra. O ditador italiano para intensificar seu poder organizou uma milicia paramilitar que ficou conhecida como "camisas negras". Esse grupo praticava espancamentos e assassinatos contra ativistas de esquerda, intelectuais, judeus, homossexuais entre outros em nome da ordem pública.

No fundo Batman representa um "camicie nere", um representante que na lógica fascista vai higienizar a sociedade. É óbvio que, naquele ano de 1939, os criadores do homem morcego justiceiro, Bill Finger e Bob Kane, se sentiram inspirados pelo momento de maior apogeu da propaganda fascista.
Hoje de forma continuada e subliminar a indústria cultural incute nas pessoas a sensação de justiça incapaz, e reforça o mito do justiceiro e vingador do oprimidos em uma sociedade dominada pela individualidade e consumo.
Não é a toa que ainda hoje muitos projetos e obras da indústria do entretenimento buscam referências nas propagandas do fascismo e nazismo, pois essas ideologias trabalhavam na dominação do imaginário coletivo. Portanto, fica bem nítido e claro como essas simbologias ainda permanecem perpetuadas através de "inocentes" obras que entretém um público cada vez mais submetido a um processo de alienação permanente.


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...