domingo, 13 de novembro de 2016

Os russos que fazem o contraponto ao neoliberalismo


Cansado com mesmice da nossa mídia televisiva aberta e de canais fechados o jeito foi buscar alternativas na internet. Esse cansaço se explica pelo neoliberalismo hegemônico sempre incutido nos conteúdos veiculados. Não se consegue assistir qualquer produção jornalística que teça qualquer tipo de contraponto ao discurso dominante. Impressiona o fato de que o modelo econômico imposto pela chamada corporocracia não seja questionada pela atuação do sistema financeiro e da cultura do individualismo que desmobiliza a própria sociedade civil.

Daí após “zapear” na rede achei o Russian Today (RT), o canal de televisão internacional gerado da Rússia transmitido em inglês e espanhol. Os conteúdos são apresentados nos formatos de noticiários, reportagens, documentários e entrevistas, entre outras produções sempre numa lógica de contraponto ao discurso hegemônico. Sim, o RT consegue sair da “caixinha”, os russos conseguem sair do mainstream.

Confesso que senti um certo estranhamento ao assistir e fazer uma comparação com os nossos canais neoliberais da Globo, Bandeirantes e internacionais como CNN, FOX, por exemplo.

Então fica a dica para que você acesse conteúdos interessantes e de qualidade, saindo um pouco do mais do mesmo. Como trabalho com produção jornalística indico o serviço internacional com fonte.


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...